O que é o Upcycling?

Era uma vez um aquecedor a petróleo que se iluminou.

Todas as histórias começam por Era uma vez. A minha não foi diferente. Começou em 2007 quando por necessidade precisei de encontrar forma de transformar uma casa no meu lar. Tudo se pode aproveitar pensava eu. E assim quando algum amigo me dizia que já não queria umas mesas de cabeçeira ou um antigo toucador, eu pegava no carro para ir recolher o que viria a ser os móveis, que seríam transformados e passarem a habitar a minha casa. E foi assim que tudo começou. Transformei uma casa vazia num lar aconchegante. Mas reparem que em 2007 eu não sabia que fazia upcycling. O gosto pela decoração de interiores e a necessidade aguçaram o engenho. Eis o meu primeiro contacto com o mundo das ferramentas, das tintas, das lixas dos pregos, parafusos e afins. Sempre que precisava de saber alguma coisa, lá ía eu à loja mais próxima e perguntava o que precisava de saber. Foi assim que fui apreendendo com a experiência. Chega o ano de 2013 e abri a minha loja, claro que só podia ser uma loja onde o universo seriam objectos e roupa que já ninguém queria. Assim nesse ano tive dois filhos para cuidar. Nasci a minha pequena Beatriz e a Flapper, uma loja que representava uma casa portuguesa com todos os objectos que possam imaginar e roupa seleccionada e de boa qualidade. Foi aqui que tomei contacto com o termo upcycling. Pois sem o saber, eu já usavava os resíduos como recurso. Muitas vezes nem os chegava a transformar, só lhes dava uma nova função de forma intuitiva. Mas foi aqui, neste espaço que era a minha segunda casa, que o upcycling começou a ganhar consciência dentro de mim.

Mas afinal o que é isto do Upcycling? Quando me falaram eu fiquei desconfiada, e até cheguei a perguntar: Eu faço o quê? Mas sim eu fazia upcycling, pois olhava para um resíduo ou algum objecto que já não tinha sentido para ninguém e dava-lhe uma nova vida.

É isso que é upcycling, é aproveitar o resíduo como um recurso e transformá-lo, dando-lhe uma nova vida ou função.

Em 2018 assumi definitivamente o upcycling como o meu propósito de vida. E para mim o upcycling é muito mais do que aproveitar um resíduo como um recurso. Upcycling é uma forma de estar. Pois através deste conceito podemos transformar não só os resíduos, mas a nós mesmos. Foi o que aconteceu comigo. Só tomei consciência disso aqunado uma visita a uma empresa que gere resíduos. Foi ai que percebi que tinha de fazer alguma coisa. Que havia um longo caminho a percorrer. Que era urgente alertar as pessoas para o que estavamos a fazer com a nossa casa. Assim eu nasci para o upcyling e o upcycling demonstrou-me todo o seu potencial. Arregaçei as mangas e de alma e coração mergulhei numa aventura de transformação pessoal e profissional. Uma vontade enorme de partilhar com todos a urgência de mudança e o que era este conceito que não é novo, mas inovador para muitos, passei a organizar oficinas de upcycling, onde o mote é eliminar resíduos através da imaginação. Mas como sou inquieta e quero sempre mais, e para mim nunca chega, pensei e se olharmos para o upcycling como motor de transformação e inovação social. Sim era esse caminho que gostava de percorrer. Ou seja eliminar resíduos e transformar pessoas, sempre com o objectivo do bem estar colectivo. É urgente pensarmos em todos. É necessário que o capitalismo seja inclusivo e que não provoque tantas desigualdades. Todos temos de ser agentes de mudança. Gostava de que o upcycling despertasse a vossa consciência assim como despertou a minha. Antes que seja tarde vamos procurar caminhos mais sustentáveis, inclusivos e amigos do ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *