Capitalismo Inclusivo

Jurei a mim própria que não me iria pronunciar sobre o período que estamos a viver. Penso que todos precisamos de esperança, de ver uma luz ao fundo do caminho. Já chega de tantas opiniões, tanta informação, tanta confusão. O que precisamos é encontrar um caminho mais humano, mais justo, mais social. O que esta pandemia nos veio demonstrar é que não podemos viver numa aldeia global, num mundo que já não é humano, que nos transformou a nós humanos como os principais atores desta pandemia. Como assim? Outro dia dei comigo a pensar, estranha esta forma de vida, ainda ontem podia apanhar um avião e em poucas horas estar na China, conhecer novas culturas, gastronomia e socializar sem estar preocupada. Em segundos passei a representar um perigo e não posso estar com quem mais gosto, ou quero porque posso representar um perigo. Sorri. E pensei estranha forma esta, de o planeta nos avisar que precisa de ajuda, tornando-nos em próprios inimigos uns dos outros. Enfim, o planeta já tem vindo dando sinais de alerta. Mas ninguém quer saber. O que interessa é satisfazer as necessidades de consumo e a ganância do capitalismo desenfreado.

O que esta pandemia nos veio demonstrar é que precisamos de apreender a viver de novo. De olhar para dentro de nós e sentir realmente quais são as nossas necessidades. Não vou dizer que o dinheiro não é necessário para vivermos. Claro que é. Bem senti na pele a falta que ele me fez durante os três meses que estive confinada e com todas as minhas actividades canceladas. Só pensava o que vou fazer, preciso colocar comida na mesa para a minha filha. Como vou pagar as contas. Mais uma vez dei saltos e pinotes e agarrei-me ao que mais acredito e mais amo a transformação pessoal e de objectos. Foram momentos dificéis , ainda estão a ser, mas é o único caminho que acredito onde posso fazer a diferença e ajudar todos a perceber que temos de mudar a nossa forma de estar.

O capitalismo como o conheçemos precisa urgentemente de ser repensado. Nenhum ser humano pode ficar de fora da sociedade. Todos precisamos de todos e é por esse motivo que para mim o capitalismo tem de incluir todos e não excluir. Deixar os mais carenciados à sua sorte. Acreditem este abanão que todos levamos é uma lição muito séria para todos. Ingénua como sou acreditei que esta pandemia iria mudar as pessoas a encontrar soluções, caminhos novos e formas de estar mais sustentáveis. Acredito que uns vão nessa direção, outros vão continuar a achar que nada mudou.

Mudou sim. Mudou tudo na nossa vida. Parem, olhem para dentro de vós e sintam que o sangue que vos corre nas veias é o que o mundo precisa para uma real mudança. O planeta precisa de nós, nós precisamos de estar unidos para que com muita coragem consigamos resistir a esta revolução que ningúem, parece querer perceber.

Olhar, Respirar, Acreditar, Amar e Transformar é o que nós todos precisamos. Escolhe a tua forma de ajudar a fazer esta mudança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *