“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” – Lavoisier
Bom Tarde, conforme anununciei nas redes sociais a partir de hoje todas as sextas-feiras é dia de pensarmos o futuro aqui no blogue. Vamos pensar em questões e soluções que nos possam ajudar no mundo mais verde e humano.
Antes de mais queria justificar a minha ausência do blogue. Foi por uma questão de” sustentabilidade pessoal”. Tinha de pensar um pouco em mim e responder às solicitações de trabalho que foram aparecendo para trabalhar o tema que hoje famos falar.
Mas o que é isto de Sustentabilidade? Porque é que agora se vende tanto o conceito? Será que de facto o praticamos ou é só um “chavão” bonito para ser utilizado, porque está na moda?
Eu quando me afastei do blogue tentei ser sustentável comigo, não podia gastar mais energia do que a que tinha. Por isso tive de encontrar um caminho e soluções que me dessem espaço para respirar e respondendo de uma forma “sustentável” à prática da sutentabilidade, passando o trocadilho.
Mas vamos responder e analisar as questões acima. A sustentabibilidade pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, económicas e ambientais.
Estas variantes são extremamente importantes para conseguirmos atingir um equilibrio entre elas e o meio envolvente.
Assim a questão social é talvez do nosso ponto de vista uma das mais importantes pois o ser humano tem de ser respeitar para poder respeitar a Natureza. Do ponto de vista da humanidade, nós humanos somos a parte mais importante do ambiente.
A variante energética é fundamental para o desenvolvimento económico responsável, pois sem energia a economia tem dificuldades em desenvolver-se. E se a economia não cresce, as condições de vida das sociedades ficam comprometidas.
A questão ambiental e económica são um grande desafio para todos nós. Num ambiente destruído e sem recursos naturais o homem não tem futuro e a economia fica estagnada. Mas eu pergunto-me, neste momento o crescimento económico é fundamental? Já não crescemos o suficiente. Não será preciso repensar o modelo económico em que vivemos para que o ambiente consiga sobrevier mais alguns anos?
Deixo-vos estas questões para pensarem durante o fim de semana. E tentarem encontrar soluções.
Eu de uma forma muito humilde encontrei uma solução de reduzir resíduos e evitar poluição através do conceito de upcycling. Através das oficinas que vou realizando vou passando a mensagem que é possível fazermos a diferença com pequenas mudanças de atitudes e comprtamentos. Só para ficarem com uma noção enquanto projecto o Alexandra Arnóbio conseguiu no último ano eliminar 466Kg de materias ou seja conseguiu evitar 346Kg de emissões CO2.
Ser sustentável neste momento é uma obrigação de todos nós. Para sermos sustentáveis enquanto humanos é necessário que o nosso comprotamento seja:
- Ecologicamente correto.
- Economicamente viável.
- Socialmente justo.
- Culturalmente diverso.
No próximo post no blogue vamos abordar outras questões sobre a sustentabilidade e como traçar um caminho para a alcançar.
Vale a pena pensar nisto.
Boas Transformações neste fim-de semana.