Suspiro ao escrever estas palavras porque me fazem olhar para trás. Costuma-se dizer o passado foi lá atrás. Mas de fato se não fossem os acontecimentos do passado, hoje não estaria a escrever estas palavras. Outro dia, numa conversa dei por mim a pensar, sem dúvida que são os acontecimentos que mais nos magoam, que mais nos fazem sofrer que nos empurram para o vazio e escuridão da vida, são aqueles que nos obrigam a crescer de muitas formas.
Não foi muito diferente do que aconteceu comigo. O ano de 2018 foi o ano de olhar a vida olhos nos olhos e tomar decisões. Por muito duras que essas decisões tivessem sido, hoje penso que não podia ter feito outra escolha. Escolhi -me a mim e o meu amor próprio, saindo de uma relação desgastada pelo tempo, onde o silêncio reinava já fazia muito tempo. Não irei expor pormenores pessoais, pois acredito que existem momentos que são nossos e não devem ser expostos. Assim saí de casa acabando de criar um projeto que me suportou para não perder a minha saúde mental e para que todos os dias acordasse a sorrir para a minha pequena filha e a fizesse sentir amada.
Respiro fundo, e paro por instantes para dizer a todas as mulheres que milagres acontecem. Comigo aconteceu, pois eu não tinha onde mais me agarrar e foi o meu trabalho que me ajudou a focar e trilhar caminho. Sem dúvida que muitas vezes foi e ainda é difícil. Mas é nesses momentos onde choro, tenho ataques de ansiedade que quando me acalmo encontro sempre alguma solução.
Sabem eu sou daquelas pessoas que gosta de ver as coisas a acontecer, e se por algum motivo param ou andam mais devagar os meus nervos ficam alterados. Mas uma coisa que o upcycling me ensinou é que os caminhos são longos e costumam ter muitas pedras, se não acreditarmos em milagres ficamos pelo caminho e todos os esforços foram em vão.
A todas as mulheres que se sentem perdidas como eu me senti, vazias, sozinhas e com medo de não encontrarem uma saída, deixo-vos aqui um conselho: está tudo dentro de vocês, só precisam acreditar e respirar e acreditarem que milagres acontecem todos.
Vale a pena pensarem nisto. Milagres não acontecem só aos outros.