Ninguém me quer. Porque será?

Este mês assistimos a mais uma Cimeira do Clima, onde os líderes que governam o mundo fizeram discursos eloquentes, promessas que dificilmente vão cumprir e assinaram acordos, sem perceber que o que tem de fazer é já, não é para amanhã.

Porque será que ninguém quer olhar para os resíduos como um recurso. Eles vão ser a nossa salvação. Basta analisar a própria palavra para perceber isso.

Ora pensem comigo, e vamos decompor a palavra resíduo. Vamos procurar na palavra resíduo a solução para os nossos problemas e encontrar respostas para o nosso futuro.

R- de Resíduo podemos decompor em várias palavras que nos levam à mudança:

  1. Recurso
  2. Reinventar
  3. Reformular
  4. Redesenhar
  5. Repensar
  6. Refazer
  7. Renascer
  8. Recompor
  9. Recusar

Quantos mais R podem nascer da palavra resíduo? – É este o desafio que vos lanço

Vamos decompor a palavra resíduo para encontrar soluções para o futuro:

R- Recurso

E- Evoluir
S- Social

I- Inventar/Imaginação

D- Desenvolver

U- União

O- Oportunidade

Passamos a explicar a decomposição da palavra resíduo.

R- Recurso- os resíduos devem ser vistos como um recurso a utilizar no futuro de forma a evitar o desperdício e diminuir a poluição.

E – Evoluir: chegou o momento em que temos de pensar em como vamos evoluir enquanto sociedade, daí a palavra evoluir é muito importante. É necessário evoluir para a Era do Ser e deixar cair a Era do Ter.

S – Social é a palavra de ordem no futuro. Socialmente as sociedades precisam de se reorganizar. Nascer de novo e perceber que quando vivemos em comunidade todos somos responsáveis por todos. A responsabilidade social de como gerimos os resíduos começa em cada um de nós.

I – Inventar/Imaginação: Inventar imaginando novas formas de olhar para os resíduos, de forma que estes sejam vistos com outros olhos. A humanidade só conseguiu evoluir devido à capacidade de imaginar. Está na hora de imaginarmos um mundo mais sustentável e inventar fórmulas para que isso seja uma realidade.

D- Desenvolver respostas e processos de produção amigos do ambiente. O Upcycling é um desses processos. Temos de descobrir outros a favor deste.

U – União – palavra chave em todo este processo. Se não estivermos unidos e todos alinhados na mesma direcção será mais difícil existir um equilíbrio entre o ser e o ter. A união faz a força, se todos percebermos a importância de estarmos unidos nas questões ambientais, de certeza que as futuras gerações nos vão agradecer.

O- Oportunidade – Sem dúvida que esta é a nossa oportunidade de fazer mais e melhor. É a nossa oportunidade de aceitarmos os erros do passado e aproveitarmos para os corrigir de  várias formas: evoluindo socialmente através da nossa capacidade de imaginar inventado, desenvolvendo oportunidades únicas capazes de olhar para os resíduos como um recurso. Só assim o ciclo se fecha sobre si e abrem novas janelas.

RESÍDUO é uma janela de oportunidades que parece que ninguém quer ver. Está mesmo à frente dos nossos olhos, basta ver com olhos de ver.

Neste fim de semana procurem resíduos e com criatividade desafiem a vossa imaginação.

Boas Transformações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *