A 4.ª Lição que o Upcycling me ensinou: juntos vamos mais longe.

1 de Março de 2023, arranque de uma formação de 250 horas em restauro de madeiras. É desta que fico uma especialista, pois até o nome dos pregos, parafusos e afins vou ter de saber para ensinar.

Atrasada entrei a correr pela sala de formação e não sabia o que me esperava, mas como sempre vou sem expetativas e simplesmente sou eu.

Apresentação formal do curso por parte do coordenador do centro onde irá decorrer a formação, instruções dadas pelo IEFP e por fim de todas as indicações dadas, papéis assinados e burocracias tratadas, entro eu em ação.

A prática faz-nos improvisar e adaptar a quem temos à nossa frente e perceber os seus percursos e histórias de vida. Sim, porque apesar de não estarem no ativo são pessoas com experiências de vida, muitas delas cansadas do seu percurso, outras revoltadas, outras saturadas por um mercado de trabalho exigente e stressante e que acima de tudo precisam de um empurrão para voltar a acreditar na vida.

Tinha 16 histórias de vida diferentes umas com mais cicatrizes do que outras, mas o que mais me despertou a atenção foi a esperança de mudança que as pessoas depositavam no curso e a vontade de quererem trabalhar com as mãos. Muito interessante esta vontade de mudança experimentando as manualidades.

Como devem calcular a vontade destas 16 pessoas pareceu tão genuína e tão grande que pensei para comigo, o upcycling tem de ser partilhado ao maior número de pessoas, as pessoas querem apreender, estão com sede de sabedoria de como se usa as mãos, de como se transforma o velho em novo. É este o momento de todos juntos arregaçarmos as magas e trabalhar o futuro,

Andando por este trilho desde 2018, percebi que só conseguimos uma mudança efetiva de paradigma se formos muitos. Já diz o povo que a união faz a força ou que o povo unido jamais será vencido.

Posso vos confessar que saí muito feliz desta apresentação, pois não houve vergonha por parte de ninguém em expor a sua história, incluído eu. Hoje tive mais uma prova do que tenho vindo a sentir com as oficinas de upcycling: quando estamos a trabalhar em alguma transformação de uma peça também estamos a transformar a nossa alma.

Hoje sinto-me grata por ter escolhido este caminho onde posso tentar ajudar a construir um futuro mais risonho para muitas pessoas. Obrigada!!!

Hoje iniciou-se uma caminhada de 250 . Vamos contar tudo sobre esta caminhada. A tela está em branco mas vai ter muitas estórias para vos contar!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *