A 7.ª Lição que o Upcycling me ensinou foi que o sonho e as palavras andam de mãos dadas.

Confesso que todos os dias aprendo novas lições. Aliás se não aprendermos, é sinal que andamos distraídos ou estamos mortos. Escrevo este texto ao som de uma música que expressa através das palavras uma homenagem a alguém que já partiu. Uma sonoridade de uma beleza singular que nos transporta para uma pausa tranquila e nostálgica. Para quem não conhece deixo aqui o link, pois ao contrário do que a maioria pensa a boa música também se faz em Portugal e no Porto (1450) OWAN – Thief (Official Video) – YouTube.

Esta sétima lição foi para mim uma conquista pessoal. Ao contrário do que muitos possam pensar, sou uma pessoa que parece extrovertida, brincalhona que fala pelos cotovelos, mas estas características servem para esconder uma timidez profunda, uma mente sonhadora e ingénua que acredita em quase tudo o que lhe dizem. Desta forma, o upcycling ensinou-me a sair e a expor-me. Situação a que não estava habituada. Ensinou-me que é possível sonhar e com muito trabalho, muita dedicação, crença e muita fé os sonhos podem acontecer.

Rapidamente percebi, que se os sonhos podem acontecer, eles tem de sair de dentro de quem os sonha e serem contados aos outros, assim como quem conta histórias de embalar. Foi aqui que comecei a sentir o poder que a comunicação tem.

Quem me conhece, por vezes diz-me que comunico de uma forma agressiva e curta. Mas o upcycling moldou tanto a minha alma, que me ensinou a comunicar de uma forma apaixonada, pois um sonho que comanda a vida deve ser tratado com muito amor e carinho e deve ser transmitido dessa forma, para que as pessoas o vejam assim, com amor e carinho.

Cada dia que passa tenho mais a certeza que os nossos sonhos, os nossos pensamentos e a energia que colocamos nas nossas vidas podem transformar sonhos em verdadeiros milagres. E se a esses ingredientes colocarmos palavras serenas, tranquilas, de paz, harmonia e de crença, o céu o limite.

Por vezes existem momentos mais down do que up, e nesses momentos o que o upcyling me ensinou foi a pensar com as mãos. Ir para o atelier e criar. Nesses momentos menos bons em que o cérebro está com frequências menos positivas, o trabalho manual e criativo desliga essas ondas e a nossa mente passa a relaxar, pois concentra-se nas mão. Assim posso-vos assegurar que praticarem upcycling é o mesmo que ir ao ginásio: fazem exercício físico e o mais importante, exercício mental libertando a mente por vezes conseguindo chegar à meditação.

Esta foi talvez uma das lições mais importantes desta caminhada. Sonhar acreditando que o poder das palavras poder fazer verdadeiros milagres.

As palavras e a forma de como as expressamos são fundamentais para transmitir a mensagem que desejamos. Existe um ditado que diz que e passo a citar “palavras leva-os o vento”, só para quem não acreditar no poder que estas podem ter. Uma palavra pode ferir mais que um punhal.

Boas transformações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *