A 6. Lição que o Upcycling me ensinou foi que quando se trata de fazer o que quer da sua vida, nunca aceite um não como resposta.

Esta é uma lição difícil de pôr em prática, uma vez que ao longo da nossa vida a palavra que mais ouvimos é o não. Por isso é difícil contornar a negatividade que nos é imposta desde de pequeninos. Claro está, que tudo está ligado ao meio onde nascemos e se as pessoas que nos rodeiam são mais ou menos negativas, e se o não é uma palavra bastante utilizada.

No meu caso o não fez parte da minha história de vida até há bem pouco tempo. Oriunda de uma típica família da classe trabalhadora, sonhar alto e tentar seguir outros caminhos não é para qualquer um. Está-se mesmo a ver que aos olhos daqueles que me rodeiam não ter um emprego, que nem sequer tem nome, que não oferece estabilidade financeira nem é muito bem visto a nível social, me transforma na ovelha verde da família. Mas sabem uma coisa adoro ser a ovelha verde, e não os posso criticar por não perceberem aquilo que faço com a minha vida. Pois como mãe também só quero o melhor para a minha filha. Mas o que é melhor para uns, pode não ser para outros.

Acredito que alguma estabilidade financeira era bem vinda mas não me preenchia de todo a alma. Faltavam-me as pessoas que vão passando por mim, com histórias onde são verdadeiros heróis. E são essas histórias que me demonstram que estou no caminho certo, pois se puder ajudar de alguma forma a transformar a história daquela pessoa, melhor não existe dinheiro nenhum que pague isso.

Por esse motivo habituei-me a dizer que não a qualquer adversidade e tentar fazer do não, um sim. É muito complicado, mas foi sem duvida foi o upcycling que me ensinou isso. De que forma?

Se alguém não gosta do meu trabalho, não me vai querer os meus serviços, por isso vou ouvir um não. Tudo bem, sem problema, pois se daquela porta veio um não, vamos bater a mais portas até ouvir o sim. E podem acreditar que ele surge quando menos esperamos e é uma satisfação enorme. Custa muito, é precioso muita resistência, uma certa dose de loucura e no final de contas uma família que não percebe mas que vai ajudando como pode.

Quando temos a certeza que o que estamos a fazer com a nossa vida nunca podemos aceitar o não. Não faz parte do nosso vocabulário. Temos de pensar que o nosso trabalho vai ser cada vez mais e vamos ser recompensados por isso. Outra coisa que o upcycling me ensinou é que não trabalhem só pelo dinheiro. Encarem o vosso trabalho como a vossa missão de vida, acreditem vão ser recompensados em dobro e vão viver muito mais felizes.

Lanço-vos um desafio tentar não utilizar a palavra não ou outras palavras de cariz mais negativo por outras que façam com que a nossa vida seja mais serena e tranquila. Por exemplo em vez de dizerem: É difícil viver do upcyclig. Vão passar a dizer: Viver do Upcycling é um desafio.

Tentem, vão ver que ao eliminar coisas menos boas vão entrar nas vossas vidas coisas boas.

Façam o favor de viver a vida sempre UP e sem a palavra não.

Espelho, espelho meu existe alguém mais sonhadora do que eu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *