Semana Europeia de Prevenção do Resíduo 2020

Ora aqui estamos nós, num ano completamente virado do avesso. Tenho a certeza que virá nos livros de História, e nós estamos a viver agora, aquilo que as futuras gerações vão apreender nos bancos das escolas, ou quem sabe num formato de ensino completamente diferente daquele que conhecemos. O futuro o dirá…

Nesta semana desenvolvemos muitas ações. Para nós é uma semana igual às outras, pois a prevenção e a educação e ambiental são o que nos move diariamente. Esta semana só se torna diferente porque ganha uma maior dimensão. Estamos todos unidos pelo mesmo motivo. Como vamos reduzir a nossa pegada ecológica.

O tema escolhido pela União Europeia para este ano de 2020, que tenho a certeza que não vamos esquecer, foi o Lixo Invisível, de forma a chamar a atenção dos consumidores que os produtos que adquirimos escondem muito lixo atrás deles.

Embora ache que o nome não seja o mais adequado percebo qual a mensagem a ser passada. Pois aquando a realização de oficinas neste admirável mundo digital, quando perguntava o que era a lixo invisível, as pessoas ficavam confusas e muitas delas respondiam-me que era a poluição, pois não se vê.

Desta forma para penso que todas as iniciativas são válidas mesmo que não usando os termos mas apropriados. Para nós o deveríamos passar a mensagem, e foi isso que fizemos, que qualquer produto até chegar às nossas casas passa por diferentes processos. Nesses processos existem recursos naturais e lixo que realmente é produzido e não pode ser aproveitado. Aumentando assim a nossa pegada ecológica.

O que fizemos nós durante esta semana?

Muitas ações de sensibilização, desde o Hospital Magalhães Lemos onde todas as semanas trabalhamos o conceito de upcycling de forma a reduzir a pegada humana no planeta e transformar pessoas para ser integradas na sociedade, até formação digital a professores do Colégio Casa da Nossa Senhora da Conceição com o objetivo de trabalharem o conceito de upcycling com os alunos, oficinas online onde abordamos a questão da semana e tentamos fazer o casamento entre o lixo invisível e o upcycling e a participação no maior festival de sustentabilidade realizado em Portugal, GreenFest onde trabalhamos o conceito de upcycling transformando resíduos em novos produtos.

Podem estar a pensar que só fizemos todo este trabalho por ser a semana que é. Não este trabalho é feito desde 2018, 365 dias por ano sempre a pensar no futuro das próximas gerações.

Nós já escolhemos o nosso caminho para tentar reduzir o lixo. E tu qual é o caminho que vais escolher?

O planeta não pode ser reciclado por isso tens de tomar uma decisão e ajudar a salvar a casa onde vives.

Boas transformações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *