Brinquedos de Plástico

Porque hoje é sexta-feira, e se inicia mais um fim de semana, nada mais apropriado do que brincar com os nossos filhos. Eles adoram, e nós re-descobrimos a criança que está adormecida dentro de nós.

O vídeo não fala dos brinquedos de plástico, mas sim de brinquedos feitos de outros materiais que nos fazem voltar à infância, e sonhar que temos de voltar a construir binquedos que nos tragam memórias que perdurem no tempo como esta linda casa de bonecas.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é IMG_20180521_163941-1024x768.jpg
Casa de Bonecas construída à mão nos anos 70.

O tema de hoje foi-me pedido por uma querida amiga, Natália Peixoto, uma visionária que trabalha com crianças, que sabe perfeitamente que os brinquedos dos nossos tempos são feitos na sua maioria em plástico. Acreditem que nem tudo é assim tão mau. Das minhas pesquisas pode perceber que a invenção do plástico acontece por questões ambientais.

Sim a história mostra-nos que muitos produtos eram fabricados em osso, vidro, em materiais excessivamente caros, carapaças de trataruga entre outros. Existe uma história caricata que vos vou passar a descrever. ” houve um concurso para arranjar uma substância que substituísse as bolas de bilhar feitas de marfim. Dada a escassez de elefantes, alguém lançou um prémio para quem arranjasse a solução” Na altura, alguns químicos e alguns estudiosos lançaram-se ao desafio e puseram mãos à obra e começaram a misturar substâncias e alguns conseguiram arranjar produtos que se aproximavam de materiais naturais mas não respondiam às necessidades.

Pelos vistos as preocupações com o planeta já vem de longa data, pois em 1862, final do século XIX já existia a preocupação ambiental em salvaguardar espécies como os elefantes e as tartarugas. Várias tentativas e vários erros, alguns produtos tiveram sucesso mas tinham algumas limitações como por exemplo as bolas de bilhar feitas de celulóide em alternativa ao marfim, que rebentavam quando expostas as sol.

Tinha-se de trabalhar até encontrar uma solução melhor, pois rápidamente se descobriu que a celulóide que era usada para fazer muitos brinquedos era altamente inflamável.

Mas afinal o que é o plástico em si?

A resposta que vos vou dar é baseada numa entrevista a Maria Elvira Callapez investigadora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Passo então a citar a sua definição: “as pessoas às vezes referem-se a plásticos sem saber muito bem o que são plásticos… o plástico é um material sintético, é um polímero, é uma monomolécula feita em laboratório pelo homem” A descoberta do plástico deu-se em 1907, quando foi sintetizado o primeiro plástico em laboratório por Leo Hendrik Baekeland um químico belga. Foi o primério plástico sintético feito inteiramente pelo Homem e tinha sempre uma substância natural, quimicamente modificada.

Leo ficou conhecido como o pai da indústria do plástico, certamente que muitos o devem odiar, mas na altura a sua descoberta foi por motivos nobres e ambientais. Substituir materias tradicionais por algo inovador. Foi sem dúvida um visionário.

A história do plástico é longa por isso vou vos deixar alguns links para consulta a baixo para que as vossas leituras de fim de semana sejam meditativas.

Gostava só de deixar uma nota pessoal, por vezes descobrimos algo que é bom, mas ao longo do tempo vai-se demonstrando que não, devido à forma incorrecta que utilizamos. Fomos nós humanos que criamos o plástico, por isso cabe-nos a nós utilizá-lo correctamente. Também entre as minhas pesquisas encontrei um vídeo que permite que começemos a olhar para o plástico com outros olhos. Vou partilhar convosco, para que as brincadeiras com os brinquedos de plástico dos vossos filhos sejam mais esperançosas e inspiradoras.

https://www.neuplast.com.br/blog/saiba-mais-sobre-o-uso-de-plastico-na-fabricacao-de-brinquedos/

https://exame.com/marketing/lego-faz-80-anos-e-conta-historia-da-marca-em-animacao/

https://www.folhadelondrina.com.br/opiniao/plastico-populariza-os-brinquedos-444005.html

Espero que este pequeno apanhado sobre o plástico, pois sinto que muito ficou por dizer, faça com que se comece a olhar para o plástico como uma solução e não um problema. Como digo às vezes só temos de sair do problema olhá-lo nos olhos e encontrar soluções.

Bom Fim de Semana e boas transformações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *